Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2002 - 12h46

Nasa pesquisa cratera aberta em plena floresta amazônica

da Folha Online

Uma equipe do Centro de Vôo Espacial Goddard, ligado à Nasa (agência espacial norte-americana), retornou esse mês à Amazônia boliviana para estudar a cratera de Iturralde.

Divulgação/Nasa
Imagem feita pelo satélite LandSat mostra cratera na Amazônia boliviana

Esta é a quarta vez que o centro tenta chegar à cratera, localizada no meio da mata, dentro de uma reserva indígena araona, segundo o site Space.com.

Os cientistas do centro acreditam que a cratera foi formada pelo impacto de um asteróide ou de um cometa de 5.000 a 30 mil anos atrás. Se eles confirmarem a suspeita, essa seria a mais nova cratera formada por impacto encontrada até hoje.

Se for provado que a cratera é "nova", ela pode ser relacionada a eventos climáticos da Terra, além de ter sido representada por tribos nativas sul-americanas.

A Nasa descobriu a cratera em 1988, quando o satélite LandSat tirou fotos do espaço. Os pesquisadores buscam partículas de quartzo e de irídio, elemento encontrado em abundância em meteoros.

Uma das crateras meteoríticas mais jovens já encontradas na Terra localiza-se no Arizona (EUA) e teria cerca de 25 mil anos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página