Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2002 - 14h21

Câmara australiana aprova projeto sobre célula-tronco embrionária

da Folha Online

A Câmara de Representantes australiana aprovou hoje o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas. Porém, antes de a lei entrar em vigor, ela deve passar pela Câmara Alta.

Depois de 35 horas de debate, o projeto foi aprovado por 99 a 33 votos, sem que legisladores citassem seus partidos. A votação no Senado só deve ocorrer após mais alguns meses de debate, mas espera-se que ela seja aprovada por uma pequena margem.

A lei proibiria a clonagem humana, mas permitiria que cerca de 60 mil embriões criados em clínicas de fertilização sejam usados em pesquisas.

As células-tronco têm a capacidade de formarem qualquer tipo de tecido do corpo humano. Cientistas acreditam que elas são a chave em tratamentos para diversas doenças, como Alzheimer, Parkinson e câncer.

O projeto australiano está entre a rígida legislação norte-americana, que limita o uso das células de embriões já destruídos, e a mais liberal lei britânico, que permite a criação de embriões para pesquisa.

Nesta semana, o Estado da Califórnia (EUA) liberou o uso de células-tronco embrionárias, em um claro desafio ao presidente George W. Bush.

Com agências internacionais

Leia mais

  • Brasil ainda discute legislação

  • Califórnia desafia Bush e aprova pesquisa com células embrionárias

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página