Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 18h26

Estrela próxima da Terra abriga planeta semelhante a Saturno

da Folha Online

Uma das estrelas que mais brilha nos céus da Terra abriga um planeta semelhante a Saturno e, possivelmente, outros corpos celestes similares aos do nosso Sistema Solar.

A estrela, chamada Fomalhaut, é a 17ª em ordem de grandeza e está na constelação de Peixe Austral (Piscis Austrinus), que pode ser observada a olho nu da Terra. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), ela é relativamente jovem.

"Acreditamos que Fomalhaut é muito semelhante ao nosso próprio Sistema Solar quando ele tinha apenas 200 milhões de anos", afirmou o astrônomo Ben Zuckerman. "Nessa idade, um sistema planetário já teria se formado. Só tivemos problemas para observá-lo por causa da poeira cósmica que ainda o circunda."

Nosso Sistema Solar tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e a maioria da poeira aqui existente já foi dissipada pelos próprios planetas, por asteróides e cometas. Ao observar outros sóis, os astrônomos esperam aprender mais sobre a evolução de nosso sistema.

Além da universidade norte-americana, um conjunto de outros pesquisadores ao redor do mundo também ajudou nas pesquisas. Eles detectaram uma espécie de distorção no disco de poeira que rodeava a estrela Fomalhaut, causada, segundo a hipótese dos cientistas, pela influência gravitacional de um planeta ainda não avistado.

"Ficamos surpresos ao descobrir que o disco [de poeira] está arqueado ao redor da estrela", disse Wayne Holland, do Centro Britânico de Tecnologia e Astronomia de Edimburgo. "Isso sugere que realmente há um planeta em órbita."

Essa estrela é uma das mais próximas no nosso Sistema Solar. Fomalhaut está a cerca de 25 anos-luz da Terra e tem aproximadamente o dobro do diâmetro e da massa do Sol.

Cerca de cem planetas já foram detectados ao redor de outras estrelas, todos eles por meios indiretos. No entanto nenhum deles foi até agora fotografado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página