Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2002 - 17h08

Descoberta tumba em escavações de Machu Picchu, no Peru

da Folha Online

Arqueólogos descobriram uma tumba completa nas cercanias da cidade inca de Machu Picchu, no Peru. No local, segundo a revista New Scientist o primeiro a ser revelado desde o descobrimento da cidade, foram encontrados pinos de bronze, uma panela de pedra e um pote de barro, além dos restos mortais de uma pessoa.

"Estudos ainda vão confirmar o sexo e a idade da pessoa que encontramos enterrada, mas os objetos e o corpo apontam para uma jovem mulher", disse Fernando Astete, administrador de Machu Picchu, segundo reportagem da revista.

As ruínas de Machu Picchu, que ficaram algumas centenas de anos escondidas sob a vegetação dos Andes, foram encontradas em 1911 pelo arqueólogo norte-americano Hiram Bingham.

A equipe do cientista encontrou 172 tumbas com restos humanos. Mas, desde então, os arqueólogos só fazem por encontrar ossos nas ruínas. "Apenas agora encontramos um mausoléu completo", disse Astete.

Machu Picchu fica a cerca de 1.110 quilômetros ao sudeste de Lima, a capital do Peru, e perto de Cuzco, que foi a capital do império inca entre os séculos 13 e 16. Cerca de 80% dos restos humanos encontrados até agora são de mulheres.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página