Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2002 - 17h08

Furadeira microondas não faz barulho nem gera poeira

da Folha Online

Pesquisadores israelenses criaram um novo tipo de furadeira capaz de vencer materiais como concreto e cerâmica sem fazer barulho nem gerar poeira. Para tanto, substituíram as brocas por microondas.

"Ela penetra como uma faca quente na manteiga", disse o engenheiro israelense Eli Jerby, da Universidade de Tel Aviv. Segundo ele, a furadeira microondas tem utilização imediata na indústria, na construção civil e na geologia.

Em pesquisa que será publicada na edição de amanhã da revista Science, Jerby explica que a furadeira não usa partes rotativas, mas focaliza microondas --as mesmas que os fornos microondas comuns utilizam-- na área a ser perfurada.

Conforme o ponto é aquecido, mais microondas são absorvidas, num processo conhecido por "fuga térmica". A temperatura final pode ultrapassar 1.400° Celsius, o suficiente para derreter aço.

Quando o material está derretido, a ponta da furadeira é inserida para moldar o furo, que, em seu diâmetro mínimo, pode chegar até meio milímetro. Dessa forma, além de não gerar barulho, a furadeira também não deixa poeira ou cavacos --refugo do material usinado.

A invenção, no entanto, ainda tem limitações. A profundidade máxima do furo só chega a um quarto do comprimento das ondas utilizadas, no caso das microondas, cerca de 2,5 centímetros.

Mesmo que a ponta da furadeira seja mais longa, as microondas não mantém a precisão direcional além dos 2,5 centímetros --a partir daí, as ondas se espalham para todas as direções, como se geradas por uma antena.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página