Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 08h20

Brasil recebe crítica de ONG em reunião sobre Protocolo de Kyoto

MARCELO TEIXEIRA
da Folha de S.Paulo, em Nova Déli

O Brasil recebeu uma indicação, durante a COP-8 (oitava Conferência das Partes da Convenção do Clima), em Nova Déli, Índia, para o troféu "Fóssil do Dia", concedido pela ONG internacional Climate Action Network.

O "prêmio", que ao final da Conferência será entregue ao país que tiver mais indicações, é destinado aos governos que, na opinião da entidade, põem entraves às negociações de políticas para o combate à mudança climática.

O motivo da indicação foi a maneira como o Brasil está presidindo um dos grupos de negociação da conferência, o que trata dos inventários nacionais que os países terão de fazer para conseguir financiamento dos países desenvolvidos para obras de prevenção aos efeitos da mudança climática.

"O Brasil está abusando de sua posição na presidência do grupo. Ele tem imposto suas visões sobre inventários ao G-77 (bloco dos países pobres) e não tem considerado as opiniões de vários países vulneráveis aos problemas climáticos", afirmou Danny Kennedy, coordenador da ONG.

"Historicamente o país tem tomado ações positivas em relação às negociações climáticas. Mas isso funciona como um sinal para que essa rota não mude", disse Kennedy à Folha.

Membros da delegação brasileira disseram acreditar em um mal-entendido por parte dos países que reclamaram da condução do grupo. "Sempre tivemos uma postura aberta na condução dessa questão", disse um delegado.

Como parte da cerimônia de indicação ao prêmio, a bandeira do Brasil foi disposta ao lado da de outros países que sempre concorrem à honraria, como Estados Unidos, Arábia Saudita e China, em um dos salões do centro de convenções Vigyan Bhavan.

Amanhã chegam à Índia os chefes das delegações dos 185 países participantes da COP-8 para o início da reunião de alto nível, na qual as decisões são tomadas.

A reunião em Nova Déli é a última antes de o Protocolo de Kyoto, acordo internacional que prevê metas para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, ser implementado, em 2003. Nela serão regulamentados vários processos que auxiliem os países no cumprimento das metas, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página