Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2002 - 14h07

EUA aprovam teste de HIV que dá resultado em 20 minutos

da Folha Online

A FDA (Food and Drug Administration), órgão que regulamenta os remédios e alimentos nos Estados Unidos, liberou a venda de um teste rápido para detectar o vírus HIV.

O OraQuick Rapid HIV-1 Antibody Test (teste rápido para detecção de anticorpos contra o vírus HIV-1, em inglês) requer apenas uma gota de sangue e pode fornecer resultados precisos em apenas 20 minutos.

"É um teste simples, preciso e muito rápido", afirmou Tommy Thompson, secretário do Departamento de Saúde norte-americano. "Inúmeros norte-americanos poderão conhecer sua situação em relação ao HIV."

Autoridades norte-americanas da área de saúde afirmaram que a aprovação superará um dos maiores problemas a respeito dos atuais testes para detecção do HIV --a demora entre a realização do exame e a divulgação dos resultados.

A defasagem de tempo contribui faz com que muitas pessoas realizem os exames, mas não voltem aos laboratórios para conhecer os resultados. "Com alguns dos exames disponíveis no momento a espera chega a até 14 dias", disse Murray Lumpkin, representante da FDA. "O novo teste ajudará a resolver esse tipo de situação."

Lumpkin observou que o exame parece ter um grau de precisão que passa de 99,6%, tanto para reconhecer resultados positivos quanto para identificar os negativos. A única desvantagem é o fato de detectar uma proteína sintetizada pelo corpo em resposta ao HIV e não o vírus propriamente dito. Por isso, o exame poderá identificar a contaminação apenas três meses após o paciente ter sido infectado.

Existe um outro teste rápido já aprovado pela FDA, mas o produto precisa ser refrigerado antes do uso e exige que o sangue seja retirado de uma veia. O teste OraQuick não necessita de refrigeração, e a amostra sanguínea pode ser obtida usando-se uma picada no dedo semelhante à feita em exames para doação de sangue.

A FDA aprovou o uso do teste em hospitais, clínicas e consultórios. A empresa que fabrica o produto, a OraSure Technologies, é especializada em testes para diagnóstico. O presidente, Mike Gausling, afirmou que o teste custará em torno de US$ 20 e deve chegar ao mercado norte-americano em cerca de 45 dias. O OraQuick será distribuído nos Estados Unidos pelo Laboratório Abbot.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página