Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2002 - 18h03

ONG recolhe 400 aves sujas de óleo nas praias da Espanha

da Folha Online

A organização ecologista SEO/BirdLife, que está atuando na Galícia, noroeste da Espanha, anunciou hoje seus primeiros dados sobre as consequências do derramamento de óleo pelo petroleiro Prestige na costa.



Desde a semana passada, quando o Prestige encalhou, cerca de 400 aves marinhas sujas de óleo foram recolhidas nas praias --143 puderam ser tratadas pelos ornitologistas. As mais afetadas são a Torda-mergulhadeira (Alca torda) e os gansos-patola (Sula bassana), duas espécies cujas colônias se estabelecem no norte da França e no Reino Unido.

Segundo a organização, essas espécies correm risco de extinção. Além de o óleo as terem atingido, os peixes que formam sua base de alimentação também estão em perigo por causa da "mancha negra".

O Prestige encalhou na semana passada com 77 mil toneladas de óleo a bordo. Durante seu transporte para águas mais calmas, onde os tanques seriam esvaziados, o navio dividiu-se ao meio e afundou na terça-feira (19).

Nesse período, cerca de 10 mil toneladas de óleo vazaram no mar e atingiram a costa norte da Espanha. O acidente ambiental ameaça o ecossistema e também a economia local, baseada na pesca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página