Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2002 - 21h20

Senado belga aprova lei autorizando a clonagem terapêutica

da France Presse, em Bruxelas

O Senado da Bélgica aprovou hoje um projeto de lei autorizando a pesquisa em embriões humanos in vitro, assim como a clonagem com fins terapêuticos, mas a proibiu para fins reprodutivos.

O texto, apresentado no ano passado, foi aprovado por 39 votos a favor, 17 contra e oito abstenções. Agora será submetido à Câmara dos Deputados.

O projeto permite, sob certas condições, a pesquisa em embriões in vitro com menos de 14 dias, para encontrar o tratamento de muitas doenças atualmente sem cura.

Os embriões são ricos em células-tronco, as quais têm a capacidade de se transformar em qualquer tecido humano. Muitos cientistas acreditam que elas podem ser a chave para a cura de males como Alzheimer e Parkinson.

A proposta de lei também estabelece a criação de um comissão federal para a pesquisa médica e científica em embriões in vitro.

Apesar disso, proíbe categoricamente qualquer possibilidade de clonagem para a reprodução humana. Também impede a utilização de embriões humanos com fins comerciais ou sua implantação em animais.

Cerca de 30 países já proibiram a clonagem humana. Os que autorizaram --entre eles o Reino Unido-- permitiram apenas para pesquisa terapêutica. Os que não permitiram a pesquisa alegam que o embrião tem direito à vida --ele é destruído durante a extração das células-tronco.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página