Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2002 - 12h38

Governo espanhol destina € 23 mi para comunidades afetadas por óleo

da Folha Online

O vice-presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje que o governo vai destinar € 23 milhões para dinamizar a economia nos locais atingidos pelo vazamento de óleo do petroleiro Prestige.

Rajoy faz o anúncio no Congresso, durante uma reunião constitucional para discutir o acidente ambiental, o qual atingiu a costa noroeste da Espanha.

Há um mês, o navio sofreu danos na costa da Galícia durante uma tempestade, com 77 mil toneladas de óleo a bordo. No dia 19 de novembro, enquanto era rebocado para águas mais calmas, ele se partiu em dois e afundou no oceano Atlântico.



Pelo menos 10 mil toneladas de óleo escaparam dos tanques do navio antes do naufrágio. O material atingiu cerca de 500 quilômetros do litoral espanhol, onde a economia é baseada na pesca e no turismo. O ecossistema foi profundamente afetado --centenas de peixes e aves mortos foram recolhidos nas praias.

De acordo com o jornal "El Mundo", o vice-presidente afirmou que o vazamento do Prestige, que está agora a 3.600 metros de profundidade, parece ter diminuído. Segundo ele, a causa seria a baixa temperatura no local, que estaria resfriando o óleo.

  Veja galeria de fotos do acidente

Leia mais

  • Entenda o caso

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página