Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2003 - 18h06

PF detém alemães em aeroporto com peixes e minerais do Brasil

da Folha Online

A Polícia Federal deteve ontem, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, os alemães Tino Hammel e Dirk Hezmut Reinel, que tentavam embarcar para a Europa com peixes ornamentais e amostras de minerais. Os dois foram autuados pelo Ibama em R$ 100 mil por biopirataria.

Eles tentavam exportar ilegalmente 280 peixes ornamentais para Bancoc, Tailândia. Também foram encontradas amostras de areia de rio, uma pedra parecida com tantalita e outra pedra preciosa, provavelmente uma esmeralda, já lapidada.

"O que impressiona nesses biopiratas é a sofisticação dos equipamentos e disfarces utilizados", afirma o gerente-executivo do Ibama/AM José Leland. As caixas que continham as matrizes de peixes, além das redes de coleta e um aparelho de GPS, estavam envoltos em uma capa de alumínio, para que o aparelho de raio-X não detectasse o material.

"O aparelho de GPS é um sinal claro de que eles marcaram os locais para depois voltarem a realizar novas coletas de espécies exóticas e de bom valor no mercado internacional", explica Ênio Cardoso, chefe da divisão de controle e fiscalização do Ibama/AM.

Com esta apreensão, o número de casos de biopirataria sobe para 22 só nos últimos dois anos no Amazonas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página