Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 14h26

Descobertas células que replicam câncer de mama

da France Presse, em Washington (EUA)

Pesquisadores norte-americanos conseguiram isolar células de tumores de mama que conseguem produzir novas células cancerígenas, como se fossem células-mãe, uma descoberta que explicaria a elevada taxa de fracasso nos tratamentos contra este tipo de câncer quando ele está em estágio muito avançado.

"Estas células cancerígenas têm várias propriedades em comum com as células-mãe. Podem criar cópias de si mesmas ou produzir todas as outras células presentes no tumor original", explicou o médico Michael Clarke, que dirigiu o estudo no Centro de Pesquisas sobre o Câncer da Universidade do Michigan.

Células semelhantes já haviam sido identificadas entre os pacientes com leucemia, mas esta é a primeira vez que elas são isoladas em tumores sólidos, segundo Clarke. As células foram isoladas em tumores primários ou secundários (metástase) de nove mulheres com câncer de mama.

O estudo, publicado ontem na PNAS (www.pnas.org), permitiria compreender por que os atuais tratamentos contra o câncer de mama com metástase fracassam tão freqüentemente, estima o médico Max Wicha, diretor do Centro de Pesquisas sobre o Câncer da universidade.

"A meta de todas as nossas terapias atuais é matar tantas células quanto for possível no tumor. Este estudo sugere que a direção atual não poderia nos levar a lugar algum, porque alvejamos as células erradas, com o tratamento errado", disse.

"Devemos usar medicamentos que tenham como alvo as células-mãe do tumor. Se quisermos curar o câncer de mama em estágio avançado, será absolutamente necessário eliminar essas células", explicou Clarke.

O câncer de mama atinge cerca de 10% das mulheres nos países ocidentais e representa a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres, depois do câncer de pulmão. A doença também pode atingir os homens, em casos muito raros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página