Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 14h30

Cigarro, álcool e drogas matam 7 milhões por ano, diz estudo

da Folha Online

Cigarro, álcool e drogas ilícitas matam cerca de 7 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. E esse número está crescendo. A informação é resultado de um estudo divulgado hoje pelo Addiction Research Institute, da Suíça.

De acordo com o estudo, o cigarro, álcool e drogas ilícitas são responsáveis por cerca de 8,9% de todas as doenças contraídas em 2000.

O cigarro foi o vício que mais tirou vidas durante o ano (4,9 milhões), responsável por 71% do total de mortes relacionadas ao uso de drogas. O número saltou mais de 1 milhão desde 1990.

Cerca de 1,8 milhão de mortes foram atribuídas ao uso do álcool durante 2000, cerca de 26% do total de mortes por uso de drogas. A maioria delas nas Américas e Europa, segundo o levantamento. As drogas ilícitas foram responsáveis por 223 mil mortes no período.

Para Juerge Rehm, pesquisador do instituto, uma das grandes responsáveis pelo aumento de doenças relacionadas aos vícios é a crescente exposição mundial a essas substâncias, principalmente em países de grande população, como os do sul da Ásia e a China.

Rehm diz que a pesquisa também revelou que o número de doenças causadas pelo uso abusivo de drogas --doenças crônicas e acidentes, além do HIV e hepatite-- tendem a continuar crescendo.

Esse aumento foi conferido principalmente nos países em desenvolvimento, embora a maioria das doenças relacionadas ao cigarro tenham sido detectadas em países industrializados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página