Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 18h30

Substância do amendoim pode ajudar no combate à tuberculose

da Folha Online

Uma substância encontrada no amendoim pode ajudar a desenvolver uma nova arma no combate à tuberculose, doença que infecta os pulmões e pode levar à morte.

Durante testes com 120 pessoas infectadas na Etiópia, pesquisadores suecos descobriram no aminoácido arginina --encontrado em abundância no amendoim e também vendido separadamente como suplemento nutricional-- um antídoto contra o Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da doença.

O efeito do aminoácido é aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, substância que ajuda na produção de macrófagos, células do sistema imunológico capazes de destruir as bactérias causadoras da tuberculose.

Segundo Thomas Schoen, microbiólogo da Universidade de Linkoeping e responsável pela pesquisa, alguns pacientes receberam comprimidos com uma grama de arginina por dia durante um mês. Outro grupo recebeu placebo. Quimioterapia também foi utilizada para ajudar a destruir a bactéria.

O estudo mostrou que os pacientes sob arginina tiveram menos acessos de tosse e conseguiram eliminar mais rápido a doença do que as pessoas que receberam o placebo.

"Muitas oleaginosas possuem grandes concentrações de arginina, mas o amendoim possui esse aminoácido em abundância, é barato e também pode ser encontrado com facilidade em qualquer lugar do mundo", disse Schoen.

Ele recomendou mais estudos para confirmar a descoberta, além de afirmar que o risco de alergias deve ser considerado.