Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 20h11

Abuso do álcool nos EUA envolve adolescentes e adultos

da France Presse, em Chicago

Mais da metade das compras de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos é feita com a intenção de cometer excessos, tanto por parte de adultos quanto de adolescentes, segundo resultados de um estudo divulgado hoje.

"O consumo excessivo de álcool pelos adultos (mais de duas doses por dia) representa 30,4% do consumo anual. Combinados, o consumo abusivo por menores e adultos representa 50,1% de todo o álcool adquirido em 1999", segundo os autores do estudo.

No colégio secundário, 78% dos adolescentes ouvidos admitiram ter bebido álcool, e mais de 30% deles dizem ter cometido abusos, pelo menos uma vez por mês, o que os pesquisadores chamam de alcoolismo periódico. O álcool é o preferido entre as substâncias ilícitas pela população mais jovem dos Estados Unidos, precisa o estudo.

De acordo com estatísticas feitas em 2000, a idade média de iniciação ao álcool é 14 anos.

"Os menores beberam 19,7% do álcool consumido nos Estados Unidos em 1999, representando 22 bilhões dos US$ 116,2 bilhões destinados ao consumo de cerveja, champanhe e vinho", mostra a estatística.

Os detalhes da pesquisa que ouviu 200 mil menores de 12 anos está sendo publicada na edição de amanhã do "Journal of the American Medical Association".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página