Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2003 - 13h07

Pesquisadores encontram grupo de genes inativos durante clonagem

da Folha Online

Um grupo de genes essenciais para o desenvolvimento normal de um embrião se silencia durante a clonagem, indicam pesquisadores americanos na revista "Development" (dev.biologists.org).

O geneticista Rudolf Jaenisch, do Instituto Whitehead em Cambridge, Massachusetts, e seus colegas descobriram que 70 a 80 genes em camundongos são inativos quando seus embriões são clones de células adultas.

Os cientistas não sabem ao certo o papel que esse grupo exerce no desenvolvimento do embrião. Porém, normalmente ele é ativado ao mesmo momento que outro gene, o Oct4 _o qual permite a produção de células pluripotentes, que podem formar qualquer tipo de tecido.

De acordo com o geneticista Wolf Reik, do Instituto Babraham, em Cambridge, Reino Unido, os genes descobertos por Jaenisch também parecem estar envolvidos na pluripotência. "O passo crucial é entender o que silencia esses genes", disse Reik à revista "Nature".

A formação de embriões clonados de células adultas é um processo de tentativa e erro. A maior parte do fracasso ocorre com apenas alguns dias de desenvolvimento, quando a blástula é implantada no útero. No processo que criou a ovelha Dolly, apenas 29 de 277 ovos passaram dessa fase.