Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2003 - 15h56

Cientistas transformam célula-tronco em produtora de insulina

da Folha Online

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York conseguiram converter células-tronco, retiradas da medula óssea de camundongos, em células beta, responsáveis pela produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

O pesquisador Mehboob Hussain extraiu as células-tronco de roedores machos e as injetou em veias de caudas de fêmeas, onde são facilmente detectáveis. Os animais foram expostos à radiação para destruir a medula óssea e a função das células beta. Após quatro a seis semanas, as células masculinas foram encontradas nos pâncreas das fêmeas.

Segundo Hussain, apenas 1,7% a 3% dessas células beta são originárias da medula. Para que se possa pensar em cura de diabetes, é preciso atingir um nível de 10% a 15% de células.

As pessoas que sofrem com diabetes são incapazes de regular os níveis de açúcar no próprio corpo. Há dois tipos da doença: no tipo 1, o sistema imunológico destrói as células beta; no tipo 2, essas células não conseguem produzir insulina suficiente para manter o equilíbrio.

O estudo foi publicado no "Journal of Clinical Investigation" (www.jci.org).