Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 17h02

Câncer de próstata é mais comum que o de pulmão no Reino Unido

da Folha Online

O câncer de próstata ultrapassou o número de diagnósticos da doença nos pulmões, tornando-se o principal tipo de câncer em homens no Reino Unido.

Um estudo divulgado hoje pelo "Prostate Cancer Charity", revelou que 23.369 homens contraíram câncer de pulmão em 1999, contra 24.908 com câncer de próstata.

Segundo a principal organização de câncer do Reino Unido, a Cancer Research UK, a doença na próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens da região.

Chris Hiley, chefe de pesquisas do instituto, atribui o fato a diferentes fatores.

Para ele, os índices de câncer de pulmão estão caíndo porque os homens estão fumando menos durante sua vida adulta. Hiley diz ainda que os melhores testes para diagnosticar o câncer de próstata resultam em um número maior de homens com essa doença.

A Prostate Cancer Charity está fazendo uma campanha de conscientização sobre o perigo da doença e está financiando o desenvolvimento de testes de diagnóstico mais confiáveis do que o atual exame de sangue.

Porém, o estudo também revelou que diferentemente do câncer de pulmão, que continua sendo o que mais mata, o câncer de próstata é menos agressivo. Muitos homens mais velhos que têm a doença acabam morrendo por outras causas, muitas vezes sem sequer saber que tinham a doença.

Mesmo assim, a doença mata cerca de 10 mil homens por ano no Reino Unido.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página