Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2003 - 18h54

Prevenção pode livrar 52 mi de cegueira até 2020, diz estudo

da Folha Online

Mais de 52 milhões de pessoas podem safar-se da cegueira caso tratamentos preventivos para problemas como catarata, tracoma e falta de vitamina A sejam adotados com sucesso até o ano de 2020.

Um novo estudo realizado em conjunto pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e a Tropical Medicine revelou que sem a intervenção de tratamentos, essas doenças podem elevar o número de cegos em todo o mundo de 44 milhões em 2000, para 76 milhões em 2020.

A "Vision 2020 - The Right to Sight" é uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da OMS (Organização Mundial da Saúde) e visa evitar a perda de visão causada por catarata, tracoma, erros de refração e falta de vitamina A com os devidos tratamentos.

Pela iniciativa, os especialistas acreditam que a projeção de indivíduos cegos em 2020 cairá em 52 milhões de pessoas.

Segundo Kevin D. Frick, líder do projeto, o "Vision 2020" pode ganhos de cerca de US$ 102 bilhões até 2020. Para isso, diz Frick, será preciso encontrar formas de facilitar a produtividade econômica dos indivíduos que são ou se tornarão cegos ou evitar que pessoas percam a visão por causa de doenças que podem ser prevenidas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página