Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2003 - 13h00

Dinossauro encontrado em Madagascar era canibal, diz cientista

da Folha Online

Marcas nos dentes e na ossada dos Majungatholus, espécie carnívora de dinossauro que vagava por Madagascar há 65 milhões de anos, sugerem que o animal era canibal --em outras palavras, ele preferia comer membros de sua própria espécie.

Raymond Rogers, geólogo do Macalester College de Minnesota (EUA), acredita que as marcas nos ossos desses dinos provam a existência de canibalismo entre dinossauros. Isso depois de comparar tamanho, espaçamento e recorte dos dentes dos Majungatholus com os mesmos traços de outras espécies carnívoras.

"Podemos afirmar definitivamente que não se parecem com a de qualquer outro carnívoro da época", afirma Rogers, cuja pesquisa foi publicada na revista "Nature".

Rogers analisou fósseis da mandíbula e dos dentes do Majungatholus e de outros dinos carnívoros que viviam com ele em Madagascar na mesma época.

Tendo em conta que o Majungatholus era o maior predador da região, ele chegou à conclusão de que somente outro Majungatholus poderia fazer um estrago tão grande nas ossadas do dino coletadas na ilha.

Na época, o clima de Madagascar era semelhante ao de hoje, sazonal e semi-árido. Segundo Rogers, nas épocas em que a alimentação era escassa, os Majungatholus podem ter apelado para o canibalismo para sobreviver.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página