Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2003 - 17h17

Descoberto no Peru indício de antiga religião dos Andes

da Folha Online

A imagem de uma divindade gravada num pedaço de cabaça de 4.000 anos descoberta no Peru revelou a arqueólogos norte-americanos a existência de uma antiga religião praticada há milênios pelos povos que viviam na região dos Andes.

Com cerca de oito centímetros, a imagem da divindade tem um rosto felino feroz, garras, uma cobra em uma das mãos e um cajado na outra. A vasilha foi encontrada sobre um túmulo a 120 km de Lima e pode ter sido usada para servir sopa --embora mais testes sejam necessários para comprovar essa hipótese.

A datação por carbono do fragmento recolhido por antropólogos em julho de 2002 em um cemitério peruano aponta para uma data em torno de 2250 a.C.

"Parece que este é o ícone religioso mais antigo encontrado nas Américas", disse Jonathan Haas, do Field Museum de Chicago.

Segundo ele, a imagem indica que as religiões organizadas começaram a aparecer nos Andes mil anos antes do que se pensava. "É uma janela para o princípio da civilização, para o papel da religião (...) no desenvolvimento de hierarquia social, governo, poder e liderança", disse Haas.

O "Deus do Cajado" foi depois qualificado como deus criador pelos incas. A descoberta está relatada na revista "Archaeology".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página