Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2000 - 16h01

Estresse na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

da Reuters
em Nova York

A ansiedade em relação ao nascimento de um bebê somada às exigências e aos problemas da vida diária podem transformar a gravidez num período desgastante. Uma nova pesquisa mostrou que o estresse durante a gravidez pode ter impacto no desenvolvimento mental do bebê.

No estudo de 170 mulheres grávidas do primeiro filho e seus bebês, os cientistas registraram os índices mais baixos de desenvolvimento mental em crianças expostas ao estresse materno pré-natal.

Os níveis de estresse materno foram medidos por relatos de ansiedade relacionada à gravidez feitos pelas próprias gestantes, que descreveram o medo do parto, medo de estar gerando uma criança com problemas e a frequência diária dessas crises de ansiedade.

As conclusões do estudo foram apresentadas durante o 47º encontro anual da American Academy of Child and Adolescent Psychiatrists.

"Mesmo em gestações normais ou sem risco, o estresse pode ser associado a um menor desenvolvimento mental nas crianças no primeiro ano de vida", disse o autor da pesquisa, Jan K. Buitelar, do Centro Médico Universitário Utrecht, na Holanda.

Leia mais notícias de ciência na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página