Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2003 - 13h35

Estudo liga excesso de peso ao risco de desenvolver câncer

da Folha Online

As pessoas com excesso de peso têm muito mais risco de desenvolver diversos tipos de câncer. Segundo cientistas da ACS (Sociedade Americana de Câncer), o sobrepeso provavelmente representa 14% das causas de morte de pacientes do sexo masculino com câncer e 20% das mulheres com a mesma doença.

Os médicos já sabiam que o excesso de peso aumentava as chances de se desenvolver câncer de mama, cólon e estômago. Porém, essa nova pesquisa revelou que outros tipos de câncer podem estar ligados ao sobrepeso.

Números

Com mais de 60% dos norte-americanos classificados como obesos ou acima do peso, os pesquisadores estimam que cerca de 90 mil casos de câncer poderiam ser evitados anualmente nos Estados Unidos se as pessoas se mantivessem em forma.

A equipe de pesquisa da ACS, liderada por Eugenia Calle, descobriu que o câncer uterino é seis vezes mais provável entre as mulheres acima do peso do que naquelas mais leves.

De acordo com o estudo, o risco de câncer de rins foi detectado em escala cinco vezes maior nas mulheres obesas, enquanto o câncer cervical foi considerado três vezes mais provável em pessoas nessas condições.

Homens

Nos homens, estar obeso implicou no aumento do risco de desenvolver câncer de vesícula, cólon e estômago em mais de 75%. O estudo ainda revelou que os pacientes com sobrepeso têm duas vezes mais chance de desenvolver câncer no pâncreas e mais de quatro vezes o risco de câncer de fígado, se comparados com homens dentro do peso normal.

Nenhuma relação

Aparentemente, diz o estudo, os cânceres de cérebro, bexiga e pele não têm relação com a obesidade.

As descobertas estão baseadas no estudo Cancer Prevention Study II, iniciado em 1982 pela ACS. Os cientistas usaram dezenas de milhares de voluntários e coletaram dados de mais de 900 mil adultos nos EUA.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página