Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2003 - 14h38

Dieta alimentar aumenta risco de câncer de próstata em americanos

da Folha Online

O câncer de próstata é dez vezes mais comum em homens residentes nos Estados Unidos do que naqueles que vivem no Japão. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia sugere que as diferenças na dieta alimentar de cada região pode ser um dos motivos para isso.

A especulação começou porque foi observado que quando os homens japoneses se mudam para os EUA e começam a comer mais hambúrgeres gordurosos e pizza e a ingerir menos quantidade de soja, o risco de desenvolverem o câncer de próstata aumenta.

Leonard S. Marks, urologista da Universidade da Califórnia e autor do estudo, disse que "em apenas uma geração, a incidência do câncer de próstata deu um salto enorme".

Marks e seus colegas compararam coletas de sangue e amostras de tecido de tumores de próstata de 50 homens que se submeteram a cirurgia para remover glândulas cancerígenas na próstata.

Metade desses homens vive no Japão, enquanto os outros 50% são residentes de Los Angeles, nascidos nos EUA e filhos de japoneses. Dessa forma, ambos os grupos tinham raízes genéticas similares, mas havia muita diferença entre a alimentação dos grupos.

Os japoneses que vivem nos EUA reportaram uma alimentação muito mais rica em gordura animal. Naturalmente, eles tinham maior porcentagem de peso gordo no corpo e maiores níveis de triglicérides no sangue.

Os japoneses nativos se alimentam de mais soja do que os que moram nos EUA, e a soja, acredita-se, oferece proteção contra o câncer de próstata.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página