Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 13h48

Mercúrio passa na frente do Sol; veja vídeo na internet

da Folha Online

O planeta Mercúrio esteve hoje durante cinco horas e meia entre o Sol e a Terra, como num eclipse. Chamado pelos astrônomos de "trânsito planetário", o fenômeno pôde ser visto na América do Norte, na Europa e na Ásia entre 4h45 e 10h15 (horário de Brasília).

O evento espacial foi transmitido ao vivo pela internet a partir das lentes do telescópio norte-americano Soho. Mas quem perdeu a hora pode assistir ao vídeo em http://soho.nascom.nasa.gov/hotshots/2003_05_07.

O satélite de observação Soho orbita ao redor do Sol a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra.

SST/Real Swedish Academy of Sciences
Sequência captada pelo Swedish Solar Telescope mostra Mercúrio em seu trânsito pelo Sol

As imagens mais impressionantes, no entanto, foram captadas nas ilhas Canárias, na costa ocidental da África (e não a partir da Europa, como primeiramente publicado nesta matéria), pelo SST (Swedish Solar Telescope), da Academia Real de Ciências da Suécia. O telescópio tem uma lente de um metro de diâmetro.

Como Mercúrio é um planeta pequeno --tem cerca de 1/160 do diâmetro do Sol--, seu trânsito não prejudica a iluminação da Terra, como acontece nos eclipses solares comuns, quando a Lua se põe entre a Terra e o Sol.

GSFC/Nasa
Mercúrio (no detalhe), fotografado pela Nasa depois de cinco horas e meia de trânsito pelo Sol

O trânsito dos planetas Mercúrio e Vênus pode ser visto da Terra. Isso porque ambos estão mais perto do Sol do que nosso planeta. A passagem de Vênus é extremamente rara: duas vezes a cada 105 e 121 anos.

"O último trânsito de Vênus aconteceu em 1882 --ninguém que esteja vivo já viu", disse Espenak. Felizmente, haverá uma passagem de Vênus em frente ao Sol no dia 8 de junho de 2004.