Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2003 - 20h35

Câmara aprova MP que libera venda de soja transgênica

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a Medida Provisória que libera a venda de soja transgênica da safra 2002/2003. O texto aprovado pelos deputados permite ao Executivo prorrogar a comercialização de soja por decreto, por até 60 dias, após o prazo previsto na MP original, que vai até 31 de janeiro de 2004.

Além disso, a exigência de rotulagem de identificação só valerá para os produtos nos quais a presença de organismo geneticamente modificado exceder o limite de 1% --a proposta original não previa limite mínimo.

Por outro lado, a medida impõe limites para a produção de soja modificada geneticamente a partir de 2004. A proibição de crédito das instituições financeiras oficiais para a soja transgênica, que era só para o plantio, fica estendida também ao processamento industrial e à comercialização a partir do ano que vem.

Polêmica

Em março, o governo havia decidido manter a proibição do plantio de soja transgênica no Brasil e disse que tentaria achar uma brecha na lei para "escoar" a produção atual. Liberar a venda de transgênicos no país --proibida, assim como o plantio, pela legislação atual-- não havia sido cogitado.

Mas a Presidência voltou atrás, considerou que houve "omissão de fiscalização" durante o governo passado --o que teria permitido que agricultores de todo o país plantassem soja transgênica-- e decidiu liberar, por Medida Provisória, a venda de soja transgênica no país.

De acordo com o porta-voz André Singer, a proibição da venda prejudicaria dezenas de milhares de pequenos agricultores, e por isso o governo buscaria uma solução para escoar a soja que já plantada.

No início deste mês, manifestantes do Greenpeace fizeram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. De acordo com os integrantes do grupo, a MP do governo ignora a opinião pública, a saúde e a proteção do ambiente.

Leia mais
  • Opinião: A comédia dos transgênicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página