Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2003 - 02h30

Céu limpo garante aos brasileiros visão do eclipse total da Lua

do Agora São Paulo
da Folha Online

Quase todos os brasileiros puderam ver, na madrugada de hoje, o primeiro eclipse total da Lua visível no país em 2003.

Rickey Rogers/Reuters

O eclipse começou às 22h05, mas só pôde ser visto a partir das 23h03, quando teve início o eclipse parcial. À 0h13, a Terra encobriu totalmente a Lua. Logo nos primeiros minutos, ela adquiriu um tom avermelhado.

Com o céu limpo, foi possível ver a Lua sendo escurecida vagarosamente, enquanto a sombra da Terra era projetada em sua superfície. O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham nesta ordem, de modo que a luz solar é bloqueada pelo planeta.

Editoria de Arte/Folha Imagem

A praça do Pôr-do-Sol, no Alto de Pinheiros (zona oeste), reuniu pelo menos 200 pessoas. A Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia instalou cem telescópios. O empresário Fernando Coelho, 42, disse: "Gostei mais do efeito nas pessoas do que do próprio eclipse. As pessoas, olhando para o céu, se aproximam".

A Lua é o único satélite natural do planeta e tem cerca de um quarto do diâmetro da Terra. Sua distância média da superfície é de aproximadamente 384 mil quilômetros. Outro eclipse lunar total poderá ser visto em novembro no Brasil --isso, claro, se o tempo ajudar.

Especial
  • Veja galeria de fotos do eclipse lunar
  • Leia curiosidades sobre os eclipses
  • Eclipse funde ciência e mitos em milênios de história
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página