Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2003 - 11h42

Agência européia inicia contagem regressiva para missão a Marte

da Folha Online

A ESA (Agência Espacial Européia) iniciou ontem, em Londres, a contagem regressiva para o lançamento de uma sonda ao planeta vermelho, com custo estimado em cerca de US$ 200 milhões.

A sonda Mars Express será enviada, a partir de uma base no Cazaquistão, no dia 2 de junho pelo foguete russo Soyuz-Fregat. Ela chega à órbita de Marte em dezembro, quando lança o módulo de exploração da superfície marciana Beagle-2 --o nome é uma referência ao navio usado pelo cientista Charles Darwin em uma viagem pelo mundo, feita entre 1831 e 1836, que deu origem a sua teoria sobre a evolução das espécies.

Enquanto o Beagle-2 recolhe dados sobre o solo e a atmosfera de Marte, a sonda Mars Express vai tirar fotos e analisar o planeta de cima durante um ano marciano (687 dias). A partir do início de 2004, a sonda européia vai compartilhar a órbita com a norte-americana Mars Rover e a japonesa Nozomi.

A exploração do planeta vermelho começou na década de 60, quando os Estados Unidos enviaram a sonda Mariner 4, que obteve as primeiras fotos em close da superfície.

Contato

Além dos instrumentos científicos, a Beagle-2 carrega amostras da arte produzida pelos humanos.

Na superfície da cápsula foi fixada uma pequena placa com uma pintura do artista britânico Damien Hirst. Trata-se de uma composição de cores que vai servir de referência cromática às câmeras de bordo.

A Beagle 2 leva também uma gravação feita pelos músicos Alex James e Dave Rowntree, do grupo britânico Blur, que tocará quando a cápsula entrar em contato com a superfície de Marte.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Frota de naves terrestres vai "invadir" o planeta Marte em 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página