Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2003 - 17h50

Célula-tronco promove regeneração celular mais rápida na medula

da Folha Online

Cientistas da Rede Universitária de Saúde, do Canadá, descobriram uma nova classe de células-tronco humanas que crescem rapidamente quando implantadas na medula óssea de camundongos. O estudo foi divulgado na versão on-line da revista "Nature Medicine" (www.nature.com/nm).

"Pela primeira vez, descobrimos células-tronco que reconstroem com rapidez o sistema sanguíneo", afirma John Dick, da Universidade de Toronto e principal autor da pesquisa. "Elas permitem que pacientes transplantados refaçam suas células sanguíneas, que são críticas para o sistema imunológico."

Os cientistas injetaram um grupo de células-tronco diretamente nos ossos de camundongos, em vez do método tradicional de injeção intravenosa. Eles observaram a subpopulação celular repovoar o sistema de produção sanguínea dos roedores nas duas primeiras semanas --normalmente são necessárias de três a quatro semanas para se obter o mesmo resultado.

A técnica, apesar de possuir implicações clínicas significativas em tratamentos do câncer, barra na dificuldade de aplicação. "Implantar células-tronco diretamente no osso é um procedimento mais complexo que o método tradicional intravenoso", explica Dick.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página