Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2003 - 18h36

Grupo transplanta células entre espécies sem rejeição do organismo

da Folha Online

Pesquisadores da Kansas State University transplantaram células entre espécies diferentes sem despertar rejeição ou usar drogas para suprimir o sistema imunológico.

Os cientistas transplantaram células-tronco do cordão umbilical de um porco para o cérebro de um rato vivo, e por razões que eles ainda não identificaram, o sistema imunológico do receptor não detectou, nem rejeitou as células de outra espécie, que sobreviveu em seu organismo por mais de seis semanas.

Um sub-sistema da célula-tronco transplantada respondeu ao ambiente químico do cérebro e começou a desenvolver-se como células do sistema nervoso. Essa transição entre diferentes tipos de células em animais vivos é a primeira indicação de que as células-tronco do umbigo podem ser terapeuticamente úteis.

"Especificamente, as células umbilicais podem representar uma base para o tratamento de disfunções no sistema nervoso, como o mal de Parkinson", disse o neurocientista Mark Weiss, um dos autores do estudo publicado na edição on-line do jornal "Experimental Neurology".

O desenvolvimento de tratamentos efetivos para o mal de Parkinson e outras disfunções do sistema nervoso depende da identificação de uma fonte de células neurológicas progenitoras que possam ser transplantadas sem complicações ou rejeição.

"Descobrimos três evidências de que as células-tronco do cordão umbilical não despertam respostas do sistema imunológico quando são transplantadas entre espécies diferentes", disse Weiss. "Ainda não entendemos o que possibilita que as células do doador sobrevivam despercebidas pelo sistema imunológico do receptor."

A rejeição de material transplantado é uma resposta natural do sistema imunológico que acaba impondo uma séria limitação para transplantes bem-sucedidos de células e órgãos.