Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2003 - 16h50

Droga contra calvície pode prevenir câncer de próstata, diz estudo

da Folha Online

Uma droga popular contra a calvície, que reduz os níveis de hormônio masculino, pode ser usada para prevenir o câncer de próstata.

Pesquisadores americanos, financiados pelo laboratório Merck, analisaram a ação da finasterida na contenção do tumor. Segundo eles, a resposta positiva --uma redução de 25% no risco de desenvolvimento do câncer-- foi suficiente para interromper o teste.

O estudo envolveu 18 mil homens, com mais de 55 anos, que receberam a droga ou um placebo, e seria encerrado em 2004, após dez anos de trabalho. Dos 4.368 voluntários que tomaram o remédio, 18%, ou 803 homens, apresentaram tumores. Entre os que tomaram um placebo, o índice atingiu 24%, ou 1.147 homens.

Porém, quem tomou a finasterida e desenvolveu câncer mostrou uma forma mais agressiva de tumor. Os autores do estudo não sabem se a resposta ao tratamento seria a mesma. "A razão é ainda desconhecida, mas os pesquisadores estudam diversas possibilidades", afirmou o médico e co-autor Leslie Ford, do Instituto Nacional do Câncer.

Os resultados foram publicados na revista "New England Journal of Medicine" (content.nejm.org).

A finasterida foi desenvolvida para impedir a dilatação normal da próstata, que surge com a idade. Ela tornou-se popular quando se descobriu que contém a queda de cabelos.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página