Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 19h05

Água congelada é detectada no pólo norte de Marte

da Folha Online

Uma equipe formada por astrônomos americanos e russos identificou indícios de água congelada no pólo norte de Marte, descoberta que aumenta as chances de se encontrar vida microscópica no planeta.

A camada de gelo está disposta logo abaixo da superfície marciana, explica Bill Boynton, da Universidade do Arizona, na revista "Science" (www.sciencemag.org).

Nasa/JPL
Imagem obtida pela sonda Mars Odissey mostra, em azul, presença de hidrogênio no pólo norte de Marte
As regiões polares mudam com as estações de ano em Marte e dióxido de carbono congelado se acumula no inverno, tornando a busca por água mais difícil. Para driblar o problema, os pesquisadores coletaram dados durante o verão no hemisfério.

"Há muito hidrogênio, e ele não pode estar presente de outra forma", explica Boynton. Segundo ele, pequenas porções de água são normalmente vistas em rochas e no solo da Terra, mas o gelo estaria distribuído de forma uniforme no planeta vermelho. "Acreditamos que em praticamente qualquer lugar nessas latitudes você pode cavar alguns centímetros e encontrar gelo."

A água líquida é pré-requisito para o desenvolvimento da vida como existe na Terra. Se Marte já foi suficientemente aquecido e úmido, como muitos astrônomos acreditam, a existência de gelo é um indicativo da capacidade de sustento de microorganismos.

A equipe utilizou dados de duas sondas orbitais americanas, a Mars Global Surveyor e a Mars Odissey --que já havia encontrado indícios de água no pólo sul do planeta no ano passado.

Com Reuters