Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2003 - 16h30

Saiba mais sobre as células-tronco

da Folha Online

Células-tronco são células "mestras" que têm a capacidade de formar outros tipos de tecido, incluindo os do cérebro, coração, ossos, músculos e pele. Confira abaixo as principais dúvidas sobre o tema.

O que são células-tronco embrionárias?

Células-tronco embrionárias são as encontradas em embriões. Essas células têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo e, por isso, chamadas pluripotentes.

É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto --uma esfera com aproximadamente cem células. As encontradas em sua camada externa vão formar a placenta e outros órgãos necessários ao desenvolvimento fetal do útero. Já as existentes em seu interior formam quase todos os tecidos do corpo. Estas são as células-tronco de embriões usadas nas pesquisas.

Qual é a fonte de células-tronco embrionárias?

Os cientistas geralmente obtém essas células de embriões descartados em clínicas de fertilidade. Os embriões criados pelo espermatozóide e óvulo de um casal --e que não são implantados no útero nem destruídos pela clínica -- podem servir como fonte de células-tronco.

O que são células-tronco adultas?

O nome é referência a tecidos maduros, em crianças e adultos. As células-tronco de adultos são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos específicos de células. São chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos muito mais variados de células do que se supunha anteriormente.

As células-tronco de embriões são melhores que as de adultos?

Apesar de poder crescer em quantidade ilimitada em laboratório, as células embrionárias podem ser rejeitadas pelo sistema imunológico. Como as células-tronco adultas podem ser retiradas do próprio paciente, evita-se o risco de rejeição. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua capacidade de transformação em outras células. Além disso, sua produção em laboratório na quantidade necessária é mais difícil.

Por que há polêmica sobre o assunto?

Para algumas pessoas, como grupos religiosos e antiaborto, a destruição de um embrião --necessária para a obtenção das células-tronco-- é o mesmo que matar um ser humano.

Quais são os possíveis usos médicos das células-tronco?

As qualidades de transformação das células-tronco podem representar tratamentos para doenças que afetam milhões de pessoas no mundo. Por exemplo, células-tronco poderia regenerar funções neurais e, um portador de mal de Parkinson. Outras terapias podem incluir diabetes, mal de Alzheimer, derrames, enfartes, doenças sanguíneas ou na espinha e câncer.

Que outros usos médicos são possíveis?

Com o uso dessas células, os cientistas poderiam testar os efeitos terapêuticos e colaterais de drogas em tecidos humanos, sem que animais sejam utilizados. Algumas linhas de pesquisa prevêem sua utilização no tratamento de doenças genéticas.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página