Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 12h13

Maior organismo vivo do mundo é ameaçado pela poluição

da Folha Online

A Grande Barreira de Corais da Austrália, o maior organismo vivo no mundo, está ameaçada pela poluição, pela pesca predatória e pelo desbotamento dos corais, de acordo com um relatório divulgado hoje.

O informe, preparado pelo Parque Marinho da Grande Barreira, afirma que a população de tartarugas e peixes-bois diminui de maneira dramática, que os piores fenômenos de desbotamento dos corais foram observados nos últimos cinco anos e que a pesca é cada vez mais intensa no recife. O documento afirma também que o fluxo anual de poluentes terrestres se multiplicou por quatro.

"Assistimos a uma decadência contínua do estado do recife", afirmou o ministro australiano do Meio Ambiente, David Kemp.

"Os peixes-bois e as tartarugas devem ser protegidos ou terão sumido até a próxima geração", disse Peter Guivarra, presidente do Conselho Aborígene Mapoon. Seguindo uma tradição de 40 mil anos, os aborígenes têm o direito de matar os animais para fins cerimoniais. Porém, eles não podem vender a carne, que atingem preço alto no mercado negro.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página