Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2003 - 12h13

Túmulo com o nome do tio de Jesus é encontrado

da agência Lusa

Dois cientistas israelenses descobriram no sopé do monte das Oliveiras, em Jerusalém, um túmulo antigo com um elogio fúnebre ao pai de são João Batista, primo de Jesus.

"Este é o túmulo de Zacarias, mártir, padre muito piedoso, pai de João", diz a inscrição de 47 caracteres gregos, desconhecida por séculos, em um monumento de 18 metros de altura.

A inscrição está esculpida na fachada do que é conhecido como o túmulo de Absalom (filho do rei Davi), um dos três grandes monumentos funerários situados no vale de Kidron, entre a Cidade Velha de Jerusalém e o monte das Oliveiras.

Na Bíblia, não há pistas sobre a causa da morte de Zacarias ou a localização do seu túmulo. Os descobridores da inscrição, o antropólogo Joe Zias e o perito Emile Puech, não acreditam que o personagem esteja de fato enterrado no local. Mas, segundo eles, a descoberta, publicada na edição de julho da revista francesa "Revue Biblique", abre uma nova perspectiva no estudo das primeiras figuras do cristianismo.

Os estudiosos dizem que as palavras podem ter sido inscritas centenas de anos depois da morte de Zacarias, e após a construção do túmulo por cristãos bizantinos. Os bizantinos estiveram na região entre os séculos 4 e 5 e, apoiando-se nas tradições locais, marcaram os locais que julgaram estar ligados aos personagens da Bíblia.

A ação foi conduzida por Helena, mãe do imperador Constantino, que escolheu o local agora apontado pela Igreja como o Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado e enterrado. Para os pesquisadores, mesmo essas referências são importantes por confirmarem as tradições dos primeiros cristãos.

O evangelho de São Lucas descreve Zacarias como um homem idoso da casta de sacerdotes de Abijah a quem um dia, enquanto queimava incenso no templo, um anjo anunciou que a mulher, Isabel --irmã de Maria--, também de idade avançada, daria à luz um filho, são João Baptista.

O historiador Josephus escreveu que um padre chamado Zacarias foi morto por fanáticos no templo e o seu corpo atirado no vale de Kidron, o que explicaria a palavra "mártir" na inscrição em grego.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página