Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2003 - 12h39

Vitamina C protege organismo de fumante passivo, diz estudo

da Folha Online

A vitamina C pode ajudar a prevenir os danos causados pelo cigarro à saúde dos fumantes passivos --pessoas que não fumam, mas convivem com outras pessoas com o vício.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliaram a concentração de radicais livres liberados pelo tabaco em 67 não-fumantes expostas à fumaça. Naqueles que ingeriram 500 mg de vitamina C por dia, a concentração desses compostos nocivos foi menor.

"[Os resultados] mostram que a vitamina C pode ajudar a proteger os fumantes passivos", afirma Marion Dietrich, epidemiologista que chefiou o estudo, em matéria publicada pelo jornal "Nutrition and Cancer".

A ação nociva dos radicais livres pode ser comparada à oxidação dos metais. No caso do estudo, Dietrich e sua equipe analisaram os níveis de F2-isoprostanos no sangue. Eles danificam a membrana das células e podem formar placas que entopem as artérias.

Os 67 voluntários, todos não-fumantes expostos à fumaça do cigarro, foram divididos em três grupos. O primeiro recebeu uma dose diária de 500 mg de vitamina C. O segundo, vitamina C, vitamina E e ácido alfa-lipóico. O terceiro, placebo.

Depois de dois meses, os níveis de radicais livres F2-isoprostanos no sangue do primeiro grupo caíram 11,4%. No segundo grupo, a queda foi ligeiramente maior: 12%.

O estudo não durou o suficiente para provar que a vitamina C combate o câncer ou doenças do coração em fumantes passivos, mas Dietrich acredita que os resultados são encorajadores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página