Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2003 - 08h47

Ludwig discute estratégia anticâncer

da Folha de S.Paulo

A partir de hoje, 20 especialistas internacionais se reúnem em São Paulo para o simpósio "How Close Are We from Cancer Cure" (Quão Perto Estamos da Cura do Câncer), promovido pelo Hospital do Câncer e pelo Instituto Ludwig para Pesquisa sobre o Câncer.

"O congresso cobre todo o espectro dos avanços na área, desde a radioterapia até a prevenção e a ciência básica", diz Ricardo Renzo Brentani, diretor do Ludwig no Brasil. Pesquisadores brasileiros, norte-americanos, suecos, japoneses e britânicos tratarão de temas como a influência de mutações genéticas no aparecimento de tumores, a interação entre o câncer e a apoptose (morte celular programada), o uso de medicamentos capazes de atingir apenas células cancerosas e a vacina capaz de prevenir o aparecimento do câncer de colo do útero, atualmente em fase final de testes.

"Estamos muito otimistas quanto aos resultados da vacina", diz Brentani, para quem o fato de o câncer se mostrar cada vez mais como uma doença complexa causada pela interação entre o estilo de vida, o ambiente e uma série de genes separados não é motivo para desânimo na busca de alvos terapêuticos.

"Não temos necessariamente de interferir em tudo", afirma. "Com o uso de uma droga antiangiogênica [que pára o crescimento de vasos sanguíneos], por exemplo, você não mata o tumor, mas impede que ele cresça e torna possível extraí-lo."

Brentani também destacou a importância dos dados obtidos pelo projeto Genoma do Câncer, no qual dados da expressão (ativação) de genes em tecidos cancerosos foram comparados aos de tecidos humanos normais.

"Os resultados vão ajudar a predizer como o tumor vai se desenvolver e ajudarão a prevenção", afirma. Dados recentes da equipe do Ludwig sobre a análise computacional desses perfis de expressão de genes devem ser apresentados durante o congresso, de acordo com Brentani.

O simpósio vai até sábado, no hotel Grande Hyatt São Paulo (av. das Nações Unidas, 13.301). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0/xx/11) 3079-0544.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página