Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2003 - 14h12

Japoneses testam "traje-robô" para ajudar idosos e inválidos

da France Presse, em Tóquio

Empresas japonesas se preparam para lançar um "traje-robô", o qual permite a idosos e inválidos subir escadas ou sentar com mais facilidade.

A firma Mitsui & Co. e outras 30 companhias de Tóquio querem criar uma parceria para vender o traje motorizado, criada pelo engenheiro e professor da Universidade de Tsukuba Yoshiyuki Sankai.

"Não se trata nem de um robô de fábrica nem de um robô designado para o simples lazer. O traje proporciona às pessoas uma ajuda prática no seu dia-a-dia", disse Sankai.

Reprodução
Estudante mostra "traje-robô" HAL-3, criado no Japão
O traje, chamado HAL-3 (Hybrid Assistive Leg), é composto de uma mochila que contém um computador e baterias, os quais ativam um exoesqueleto com articulações motorizadas. Sinais elétricos emitidos pelos músculos do próprio usuário impulsionam movimentos nas pernas, explica o professor.

Graças ao robô, uma pessoa pode andar a uma velocidade de 4 quilômetros por hora quase realizar sem esforço físico e sem os movimentos entrecortados, característicos dos robôs clássicos.

A médio prazo, o objetivo é vender uma centena de robôs por ano. Cada um custaria cerca de 1 milhão de iênes (US$ 8.440).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página