Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2003 - 15h05

Brasileiro cria óculos para monitorar temperatura do corpo

Publicidade

da Folha Online

O pesquisador brasileiro Marc Abreu, que trabalha na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, desenvolveu um modelo de óculos que mede a temperatura do corpo e evita casos de desidratação em atletas.

O instrumento, apresentado hoje em Cingapura, fornece uma leitura constante da temperatura. Por meio da tecnologia sem fio, um alarme dispara quando a temperatura do corpo alcança um nível registrado previamente pela pessoa. Para o atleta, isso pode indicar a hora de repor a água, pois o corpo alcançou uma temperatura elevada.

Abreu descobriu que uma pequena área da pele perto dos olhos e do nariz ligada a um "centro de reserva térmica" no cérebro. O produto foi desenvolvido para medir continuamente a temperatura do cérebro nesse ponto.

Representantes da empresa a Giant Wireless Technology, que desenvolveu o TempAlert, disseram que a companhia, com sede em Hong Kong, deve lançar a novidade no mercado no início do próximo ano. O produto poderá ser fabricado no formato tapa-olho ou óculos de sol convencionais.

Acompanhamento

Abreu, responsável pelo desenvolvimento da técnica, citou outras utilizações do produtos, como estabelecer períodos mais férteis nas mulheres. "Nós conseguiremos rastrear as mudanças (de temperatura) continuamente e dessa forma se saberá precisamente quando (a mulher) está ovulando", explicou.

Em hospitais, os óculos podem ser usados para medir variações discretas de temperatura, indicativo de infecções hospitalares. "A incapacidade de detectar mudanças de temperatura nos momentos certos pode levar à disseminação de uma infecção e até levar à morte", explica.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página