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27/11/2007 - 09h33

Mercado "natural" cresce no mundo

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da Folha de S.Paulo

Nos EUA e na Europa existem supermercados especializados em alimentos orgânicos. Um exemplo é a rede norte-americana Whole Foods, que já movimenta US$ 4 bilhões por ano. No Reino Unido, a Planet Organic atende a uma demanda que cresce 40% ao ano, segundo dados mais recentes da Ifoam (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica). Nos EUA, o crescimento tem sido de 20% ao ano, de acordo com a Packaged Facts, que faz pesquisas naquele país.

Karime Xavier/Folha Imagem
Saúde é a principal motivação de 54% dos consumidores brasileiros de orgânicos
Saúde é a principal motivação de 54% dos consumidores brasileiros de orgânicos

O processo de regulamentação da produção desses alimentos ajudou a puxar o crescimento do mercado na Europa e nos EUA. No caso dos países europeus, a legislação foi consolidada pela primeira vez em 1991. No caso americano, a lei que rege os orgânicos começou a ser traçada em 1990, mas a sua regulamentação só foi concluída em 2002.

O mercado mundial de orgânicos movimentou US$ 26,5 bilhões em 2004, de acordo com um levantamento do governo brasileiro. No mesmo ano, no Brasil, onde a lei aguarda regulamentação desde dezembro de 2003, o setor teve um faturamento de US$ 100 milhões.

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