Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

 

Ministro exagera no otimismo ao falar de emprego

Cristina Mori e Rodrigo Zavala
Equipe GD

A previsão do ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, de que serão criadas 10 milhões de empregos no Brasil até 2003, está distante da realidade do país.

O ministro afirmou, na semana passada, que a meta apontada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para os próximos três anos - de 8,5 milhões de novos postos - deve ser superada.

O otimismo pode ser explicado pelo fato de que, nos últimos três meses, foram abertas 1 milhão de vagas no Brasil, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Para o economista Márcio Pochmann, a estimativa do ministro é tecnicamente inviável. A criação de 10 milhões de postos de trabalho requer um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de, no mínimo, 11% ao ano, para que sejam abertas 3,5 milhões de vagas a cada 12 meses.

Projeções de bancos e consultorias divulgados na semana passada afirmam que o PIB brasileiro deverá se expandir entre 11,8% e 12,9% entre 2000 e 2002 - no acumulado dos três anos.

Sem um alto crescimento do PIB, Pochmann aponta dois fatores que poderiam levar à concretização da estimativa do ministro. Um deles seria a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, o que parece improvável. Outra possibilidade seria a ampliação do emprego público.

É preciso levar em conta que a demanda por emprego sofre pressão constante, já que a cada dia mais pessoas entram no mercado de trabalho. "Simplesmente dizer que haverá 10 milhões de empregos, em três anos não é suficiente. O ministro deve apresentar dados técnicos", diz o economista.

Leia mais:
- Criação de empregos bateu recorde em maio
- Dornelles: metas de emprego do IBGE devem ser superadas (O Globo)
- Economia deve crescer até 12,9% em 3 anos (O Globo)

 

 
                                                Subir    

   ANTERIORES
  Proposta de Covas contraria combate à violência
  Propostas de pré-candidatos são irrealizáveis
  Para americano, só imigrantes salvam o Brasil
  Atores americanos fazem greve contra baixos salários
  Por que não comemoro a descoberta do Brasil