ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS

Sardinella brasiliensis

Cristina Veiga
Especial para o GD

Se o problema é o tamanho da fralda do bebê ou o número de bolachas por pacote de biscoito, basta acionar o governo federal. Logo, logo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinará a criação de um comitê para estudar detalhadamente um por um desses assuntos. E mais: cada um dos ministérios que estiver minimamente ligado ao tema participará do tal comitê.

Pelo menos é o que parece depois que o governo criou o inusitado comitê de gestão da sardinha verdadeira. Não é brincadeira. Pelo menos para o governo petista o assunto é de alta relevância. Imagina que o tal comitê vai mobilizar pelo menos cinco ministérios, uma secretaria, um conselho e uma pastoral para conversar sobre o assunto.

O objetivo? Assessorar o Ibama “na tomada de decisão sobre a gestão do uso sustentável da “Sardinella brasiliensis”. É verdade gente. Está no Diário Oficial. E tem mais: este é apenas um dos 200 comitês que o atual governo criou para estudar os mais diferentes assuntos. Já estão formados grupos de trabalho para descobrir mais detalhes da vida do escritor Machado de Assis e buscar soluções para melhorar a interlocução do governo com a sociedade.

Leia também...

Governo cria comitê da sardinha

O governo federal criou o comitê de gestão da sardinha verdadeira. O inusitado grupo vai mobilizar representantes de ministérios como o da Defesa, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Trabalho, da Secretaria da Pesca, dos conselhos de pesca e da Pastoral da Pesca. Terá por função assessorar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) “na tomada de decisão sobre a gestão do uso sustentável da sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis)”.

A portaria de criação do grupo foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira. O comitê gestor da sardinha é apenas mais um no emaranhado de pelo menos duas centenas de grupos de trabalho que o governo já criou em dois anos. Nenhum tão exótico quanto o da Sardinella brasiliensis, mas alguns são também curiosos. Há grupos de trabalho buscando soluções, por exemplo, para investigar o mapa de trabalho da população negra, para uma nova política industrial, para a desburocratização, para descobrir mais detalhes da vida do escritor Machado de Assis e para melhorar a interlocução do governo com a sociedade.

O grupo que cuidará das sardinhas deverá “encontrar formas de manter sistemas de análise e informação sobre os dados bioestatísticos das pescarias de sardinha verdadeira, bem como da conjuntura econômica e social da atividade ‘sardinheira’.

Deverá, ainda, propor e opinar sobre termos de cooperação técnica, até mesmo nas reuniões internacionais sobre gestão da pesca da sardinha ou assuntos relacionados ao peixe, além de acompanhar o trabalho de subcomitês relacionados com a pesca da sardinha.

A mesma portaria que criou o grupo da pesca da sardinha deixa claro que o trabalho dos participantes não será remunerado. Mas os estudos receberão um carimbo, “de relevante interesse público”. Um subcomitê científico vai cuidar de toda a infra-estrutura de trabalho dos integrantes do grupo de gestão da sardinha.

De acordo com esclarecimentos da Assessoria de Imprensado Ibama, o instituto está preocupado com o declínio da atividade pesqueira da sardinha. Por isso, criou o comitê de trabalho. Em 1973, esclarece o Ibama, foram pescadas 223 mil toneladas de sardinha no ano; em 2001, esse número caiu para 17 mil toneladas e, em 2004, subiu para 40 mil. A meta é chegar às 120 toneladas/ano e, assim, reduzir a importação de sardinhas, de acordo com o Ibama.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
 
 

Mais Asneiras
13/01/2005 Sânscrito: o idioma do futuro
07/12/2004
Eletrochoque para homossexuais
03/12/2004
Lula não toma jeito
02/12/2004
Você também vai ter que trabalhar mais
17/11/2004
“Dar o sangue” é apenas mais uma metáfora
29/10/2004
A perda da vergonha
22/10/2004
A briga de galo do PT
05/10/2004
Procura-se vereadora misteriosa
23/09/2004
Dona Marta, agora a senhora explica
14/09/2004
Covardias