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REFLEXÃO


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pensata
27/06/2006
Lula acertou

A principal novidade eleitoral do presidente Lula é ter apresentado a educação como a sua prioridade número um. Talvez seja apenas uma proposta de palanque, mais uma daquelas obras de marqueteiros, sem que saibamos de onde vai sair o dinheiro e quais os programas que seriam implementados; o presidente, afinal, tem um histórico de programas sociais desastrados.

Mas é um avanço um candidato à Presidência, com tamanha chance de vitória, afirmar que a educação não é uma das prioridades, mas a prioridade. Isso porque o grande projeto de nação brasileira só pode ser o projeto de inclusão pelo conhecimento, o que significa a melhoria da escola pública. Isso é muito mais importante do que sair por aí distribuindo bolsas que, sem a contrapartida da educação de qualidade, vão representar uma crônica esmola.

O acerto mercadológico de Lula está no fato de que o Brasil está cada vez mais aberto a associar a qualidade de ensino à redução da desigualdade e ao aumento da competitividade econômica. É um discurso unânime entre lideranças empresariais e sindicais. É, portanto, a grande bandeira que restou para uma nação nesses tempos de fim das utopias.

Se Lula vai se mostrar como a pessoa certa para carregar essa bandeira ainda não sabemos, mas que é a bandeira certa, isso é.

A educação de qualidade está para o século 21, entre nós, como a abolição da escravatura esteve no passado.

Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

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