HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fazendo a diferença
07/12/2004
Rádio promove educação comunitária

FORTALEZA (CE) - Há um ano, em todos os sábados, cinco crianças e adolescentes, alunos de escolas da rede municipal de ensino, levam ao ar, informações sobre cidadania, saúde, sexualidade, prevenção de doenças, tabagismo e campanhas como dengue e vacinação. É o programa Educação Acima de Tudo, na rádio comunitária, FM Sucesso, das 11 às 13 horas.

Segundo o relato dos apresentadores, a audiência é elevada. “Os alunos ficam ligados, esperando as dicas e músicas do programa”, disse, Alan Carlos Alves de Lima, 13 anos, apresentador e prefeito mirim do município, aluno da 6ª série, do Centro Educacional Jucaense (Cejuc). “A gente tem muito o que comunicar, tira informações dos livros e da agenda do Cuidar”.

O programa de rádio, Educação Acima de Tudo, nasceu sob inspiração do Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef). O projeto está ligado ao Selo Unicef e tem por objetivo a formação da cidadania e o debate de temas importantes de interesse dos estudantes e da comunidade. Inicialmente, um grupo de nove alunos foi selecionado e passou por uma oficina de aprendizagem, na cidade de Nova Olinda, na Fundação Casa Grande.

De volta a Jucás, deram início ao projeto. Com o tempo, quatro alunos desistiram, mas outros cinco deram continuidade. A cada semana, o programa está cada vez melhor. No sábado passado, por exemplo, o tema abordado foi “Como prevenir doenças e garantir qualidade de vida”. A temática é discutida entre os apresentadores, em reuniões que ocorrem durante a semana.

O projeto reúne alunos de diversas escolas. Desde agosto passado que a coordenação está a cargo de Luciana de Souza Araújo, professora do núcleo local do Supletivo. “Os alunos mostram muito interesse, debatem o tema da semana e realizam as pesquisas com afinco”, disse. “Muitas coisas interessantes já foram apresentadas”.

Datas comemorativas e temas que já foram tabus durante muitos anos, como aborto, sexualidade, droga, doenças sexualmente transmissíveis são tratados com naturalidade. “O nosso objetivo é orientar as pessoas, os jovens”, disse Caroline Souza de Paula, 11 anos, aluna da 5ª série, da Escola Luíza Távora. Todas as semanas, ela prepara com dedicação o quadro de rádio teatro, um esquete de três minutos, sobre temas atuais e como prevenir doenças e acidentes domésticos.

A dupla apresentadora, Alan Calos e Caroline de Paula, está presente todos os sábados, no comando do programa. “O programa ajuda a gente crescer”, disse Caroline de Paula. “A gente fica capaz de opinar e de ter uma visão crítica do mundo”. Os dois garantem que têm muitos alunos que querem participar do projeto.

HONÓRIO BARBOSA
do jornal Diário do Nordeste, sucursal Iguatu

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
06/12/2004 Grupo de teatro discute a violência através da arte
03/12/2004
Comunidade retoma uso de plantas medicinais
03/12/2004
Publicadas histórias de vidas modificadas pelo ECA
02/12/2004
Juventude arregaça mangas pela arte
01/12/2004
Empresas fazem campanhas de solidariedade
01/12/2004
Empresa revitalizará favela paulistana
30/11/2004
Crianças resgatam oralmente história de suas cidades
30/11/2004
Internautas formam uma rede mundial de emergências
29/11/2004
Moradoras do Leme sobem o morro para dar curso de culinária
26/11/2004
Jovens carentes descobrem benefícios da internet