HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

porto alegre
13/09/2004

Colégio tradicional abrirá escola para crianças pobres

O centenário Colégio Farroupilha, uma das escolas particulares mais tradicionais do Estado, abrirá uma escola de Ensino Fundamental para atender estudantes de baixa renda. A meta é inaugurar o estabelecimento em março de 2005. O principal critério de seleção dos 240 alunos será socioeconômico: os candidatos terão de comprovar baixa renda familiar e deverão residir nas proximidades.

O Colégio Farroupilha - Unidade Correia Lima - Escola da Comunidade será construído em área do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre, no bairro Santa Teresa. No terreno funcionava até o ano passado a Escola Estadual de Ensino Fundamental Correia Lima, que tinha 115 alunos e foi desativada em razão das más condições dos dois pavilhões de madeira onde ocorriam as aulas.

A proposta é que o colégio seja totalmente gratuito, mas há a possibilidade de cobrança de uma taxa simbólica para que as famílias sintam-se comprometidas com o projeto.

Em 2005 serão oferecidas as oito séries do Ensino Fundamental e uma turma do último nível da Educação Infantil. Professores da sede do Farroupilha farão parte do quadro do novo estabelecimento.

Como será destinada a alunos pobres, a unidade garantirá o fornecimento de material escolar aos alunos.

"Não conheço outro caso de escola privada gratuita no Estado. A idéia é oferecer um curso com a mesma qualidade do Farroupilha, para que os alunos terminem a 8ª série em condições idênticas. Os alunos das duas unidades serão tratados da mesma forma", afirma o diretor do colégio, Roberto Py.

A intenção é que haja interação entre os estudantes abastados da unidade do bairro Três Figueiras e os alunos pobres da nova escola, que participarão de atividades na sede principal e poderão utilizar a sede campestre da instituição.

A direção do Colégio Farroupilha espera começar a demolição dos antigos pavilhões de madeira na próxima semana. No local será levantado um edifício com cerca de mil metros quadrados. O investimento para a construção do prédio é estimado em R$ 900 mil, sem contar com os gastos para equipar a escola.

O colégio é mantido pela Associação Beneficente e Educacional de 1858, que como entidade filantrópica tem o compromisso de promover ações assistenciais. A instituição quer direcionar parte de seus investimentos em filantropia para a nova escola.

Com a unidade do bairro Santa Teresa, o Farroupilha vai aumentar em mais de 10% seu número de alunos, que hoje é de 2,1 mil.


As informações são do jornal Zero Hora.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
13/09/2004 Liderança feminina no Terceiro Setor é marcada por sacrifícios pessoais
13/09/2004
Oficina de culinária ensina crianças de forma lúdica
13/09/2004 Crianças desistem de brincadeira com armas artesanais
10/09/2004 Tampas, canos, cabaças são transformados em instrumentos musicais
10/09/2004
Campanha incentiva jovens e adultos a estudar
09/09/2004
Cooperativa muda a vida dos catadores
09/09/2004 Projeto de cultivo de algodão transforma comunidades no Nordeste
08/09/2004
Camisetas ecológicas geram renda para catadores
08/09/2004 Lixão de Salvador está nas ruas
03/09/2004 Jovens fabricam móveis com estrutura de garrafa pet