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ensino fundamental
20/05/2005
Projeto leva arte e música para escola

]IGUATU ( CE) - Alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) desenvolveram um projeto inédito de arte e acompanhamento pedagógico com alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental da escola da rede pública municipal João Paulino de Araújo, no bairro Areias, nesta cidade.

O projeto foi dirigido por 10 alunos da disciplina de Prática do Ensino Fundamental, concludentes do curso de Pedagogia, para 18 estudantes do Ensino Fundamental. Os universitários trabalharam como monitores de arte, ensinando noções de pintura, canto coral, flauta doce e também deram reforço escolar nas disciplinas de Matemática e de Português, durante três dias por semana. As atividades tiveram duração de uma hora.

O espaço foi uma sala de aula da própria Fecli, pois os alunos selecionados moram perto da Faculdade. “É uma experiência que está dando certo”, comemorou Demontier de Carvalho. “Os alunos aprenderam rápido e isso demonstra que muitos
têm talento, mas faltam-lhes oportunidade”. Ele explicou que a escolha da Escola João Paulino deveu-se à proximidade com a Fecli. Além das noções de arte e reforço escolar, os alunos tiveram assegurado um lanche ao final de cada aula.

Isabel Barbosa, integrante do projeto, mostra-se animada com o trabalho desenvolvido e com o interesse dos alunos em aprender. “A turma participou com vontade e a animação tomou conta de todos”, disse. “Era bom que na escola pública houve espaço para atividades extraclasse, trabalhos artísticos. Melhora a auto-estima dos estudantes e dá novas perspectivas de vida”. Ela observa que o relacionamento na escola e na família dos participantes do projeto melhorou.

O projeto cultural foi uma forma criada pelos concludentes para substituir o tradicional estágio em salas de aula. “As aulas do Ensino Fundamental acontecem durante o dia, mas como nós trabalhamos não temos condições de estagiar, por isso sugerimos à professora esse projeto alternativo”. A professora Liduína Reis aprovou a idéia. O projeto começou em março passado e foi encerrado na última quarta-feira.

Em uma das aulas de artes plásticas, os alunos ouviram com atenção um pouco da história de vida da pintora Tarsila do Amaral. Depois com facilidade, fizeram cópias em tela com uso de tinta guache, dos desenhos da artista do modernismo. Alguns mostraram facilidade com o desenho e criaram pinturas que chamaram a atenção dos monitores. O estudante Jordy Dias Souza, 11 anos, mostrou que gostou das aulas. “Era para ter todos os anos”, disse. “A gente aprendeu coisas novas”. Iana Pereira, 10 anos, disse participar da aula de música é a melhor e a mais divertida.

Num outro dia, os alunos tiveram oportunidade de estudar noções de Matemática, divisão e fração, na padaria industrial da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu. Isso mesmo. A idéia foi trabalhar com o concreto. Além de conhecer as instalações da panificadora-escola, os alunos aprenderam a preparar pizzas e dividi-las em partes iguais. “Tiveram noções sobre um terço, um quarto, um sexto, por exemplo”, contou Gilvando. “Foi uma aula prática muito divertida”.

Os alunos mostram-se animados nas aulas de flauta doce e canto coral. Uma das músicas que o grupo escolheu para apresentação no encerramento do projeto é “Asa Branca”, composição do iguatuense, Humberto Teixeira. “O nordestino tem ritmo próprio. Eles aprenderam com facilidade as noções básicas da flauta e do canto coral”, disse o monitor de música, Gil Pereira.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

 
 
 

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