HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
integração social
20/05/2005
Jovens tocam com instrumentos feitos de lata

IGUATU (CE) - Um grupo de adolescentes da localidade Tanque, na zona rural do Município de Iguatu, encontrou na música um meio de integração social e de manifestação artística. Sem condições de aquisição de instrumentos de percussão, eles improvisaram tambores utilizando baldes de margarina. Formaram o grupo “Unidos na fé”, que anima celebrações católicas nas comunidades.

Além das músicas de cunho religioso, o grupo aprende composições diversas que incluem repertório do folclore nordestino, forró, xote, baião, samba e música popular brasileira. Sob a sombra de uma acácia, às margens da rodovia CE-282 (Iguatu – Jucás), adolescentes do sítio Tanque ensaiam quase que diariamente as músicas que nos finais de semana animam as celebrações em muitas capelas da região.

Faltam condições para aquisição de bons e novos instrumentos, mas sobram esforço e dedicação. A formação do grupo é mais recente, a partir do ano passado. Mas, há nove anos, que os irmãos, José Marcos, 15 anos, e Antônio Carlos Silva, 17 anos, começaram a cantar e tocar. Inicialmente usaram latas de querosene e conseguiram emprestado um triângulo.

Na escola de ensino fundamental José Rodrigues, no sítio Córrego, o grupo fez as primeiras apresentações por ocasião de datas comemorativas. Uma das músicas preferidas e mais pedida é “Asa Branca”, composição do iguatuense Humberto Teixeira. As crianças caiam no arrasta-pé. O clima de festa e de alegria contagiava todos. Ainda hoje, o grupo anima as festinhas do colégio.

Nos ensaios, forma-se uma roda em frente à casa dos irmãos Silva. Pais, parentes e vizinhos acompanham a garotada aprendendo a tocar e cantar o repertório. No chão de terra, alguns arriscam e dançam forró com muito jeito e animação. É tempo de festa, apesar das dificuldades, da falta de chuva e da lavoura que está morrendo na roça, próxima.

A partir de 2004, o grupo foi formado. Veio José Ribamar de Freitas Oliveira, 13 anos, que já aprendeu a tocar triângulo. No violão, José Marcos já executa com jeito as composições. “Aprendi com um agricultor aposentado, seu Luís Amâncio, que teve paciência para me ensinar”. O instrumento de corda, ele comprou em dez parcelas e está pagando com dificuldades.

No vocal está João Nei Soares Chaves de Lavor, 13 anos, acompanhado por um coro formado por 20 adolescentes. O sonho do grupo é adquirir novos instrumentos e receber aulas de canto coral. “Todos têm boa vontade, mas falta apoio”, disse Ana Cléia Chaves, uma das coordenadoras. Ela acredita no potencial artístico da garotada.

O deficiente visual, Francisco Bernardo da Silva, 65 anos, acompanha os ensaios, dá orientação e ensina também alguns acordes no violão. “Eles aprendem rápido e estão indo muito bem”, disse. O grupo já tem duas composições próprias, “namoro no escuro”, um xote, e “Meu amor brigou comigo”, baião.

APOIO — As coordenadoras de cultura, Gardevânia Farias e Patrícia Vênus, da Secretaria de Cultura do Município de Iguatu estiveram visitando a comunidade e acompanhando um dos ensaios do grupo, com o objetivo de ver as carências e estudar uma forma de apoiar o projeto musical dos adolescentes. Dona Vanda, a mãe do Ribamar, apoia a iniciativa do grupo. Catequista e coordenadora de movimento religioso, abriu as portas da capela de São Francisco, na comunidade, onde o conjunto anima as celebrações de novena e Dia do Senhor.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
20/05/2005 Projeto leva arte e música para escola
19/05/2005 Associação Peter Pan cadastra jovens com câncer para primeiro emprego
19/05/2005 Manifestações culturais de Pindoretama serão mapeadas
17/05/2005 Líderes para a sociedade civil
17/05/2005 Empresa firma parceria com a Ação Comunitária
13/05/2005 Comunidade Kaingang recebe orientação sobre alcoolismo e DST/AIDS
09/05/2005 Mães demonstram sua força ao lidar com dificuldades de seus filhos
09/05/2005 Ações de cidadania e saúde são desenvolvidas
05/05/2005 Música transforma comunidade em Londrina
03/05/2005 Líder comunitária da exemplo de cidadania