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Ensino
21/10/2004

Natura apóia projetos e capacita consultoras a atuarem a favor da EJA

Hoje, no Brasil, há mais de 70 milhões de pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental. Destes, 16 milhões são jovens, de 15 a 24 anos. Olhar para esta população parece ser o ponto de partida para um país que busca acabar com o analfabetismo e melhorar a qualidade da educação.

Atento a esse quadro, o Programa Crer para Ver, desenvolvido pela empresa de cosméticos Natura e a Fundação Abrinq, dá um novo rumo às suas ações. Lançado há nove anos, o Crer para Ver promoveu até agora diversas atividades, como apoio a 146 projetos, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública brasileira, atingindo cerca de 900 mil crianças e adolescentes em 3.648 escolas públicas de 21 Estados.

Agora, o programa dedica sua atuação também para a educação de jovens e adultos (EJA). Para isso, no mês de agosto, as organizações em parceria com o Ministério da Educação, lançaram uma campanha nacional de apoio ao EJA. As ações devem se tornar mais fortes a partir do final de outubro, quando terá início o período de matrícula para os cursos. "Os números são assustadores. São milhões de brasileiros que não poderão concorrer a uma vaga de emprego porque não têm o Ensino Fundamental. Este é um problema sério e um processo de exclusão social com proporções enormes. A EJA tem tido pouco apoio e suporte até agora, tanto no que diz respeito às políticas públicas, como nas campanhas realizadas pelas entidades que lutam pela educação no país", comenta Nelmara Arbex, gerente de Responsabilidade Corporativa da Natura.

Celso Santiago, coordenador do programa na Abrinq, destaca que, apesar da educação de jovens e adultos estar prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), ela é pouco organizada e desenvolvida. Prova disso é que, uma pesquisa realizada em 2000, mostrou que das 1320 universidades e faculdades de Educação no país, apenas 23 ofereciam habilitação e especialização para esta modalidade. "E essa formação dos profissionais é essencial tendo em vista que as expectativas e os interesses do jovem são diferentes de uma criança. O perfil do aluno é outro e a didática também. Mas ainda é muito incipiente essa atuação. Alguns trabalhos contam com materiais, mas a maioria ainda utiliza livros da educação de crianças", comenta.

Para ampliar a atuação da campanha, que deverá ser desenvolvida até o final de 2005, as mais de 367 mil consultoras da Natura estão sendo envolvidas neste processo. As 60 promotoras de vendas da empresa participaram de um treinamento na Natura para entender todo o contexto social desta problemática no país e, agora, estão repassando as informações, juntamente com um material de divulgação, para as suas consultoras. Elas se tornam, portanto, agentes de educação, pois, além de identificarem potenciais alunos, também irão orientá-los a se matricular nas escolas que contam com programas de EJA.

"E isso não é tarefa fácil, pois é uma ação de convencimento. Muitas destas pessoas não terminaram seus estudos ou nunca estudaram porque tiveram problemas com as escolas, passaram por situações difíceis. Mas é um aprendizado muito importante. Afinal, a escola não é simplesmente um local para aprender a ler e escrever. Ela oferece também oportunidade de convivência, de descobrimento da identidade e de se reconhecer na comunidade", comenta Santiago.

Para facilitar o acesso dos alunos a estes programas, as organizações prepararam um banco de dados atualizado com as 8.606 escolas do país que oferecem atividades com esse enfoque, além de uma Central de Atendimento que irá orientar e esclarecer dúvidas a respeito do assunto.

O coordenador do programa destaca que sempre as consultoras desempenharam um papel de destaque no Crer para Ver, pois, em diversos locais onde o programa é desenvolvido, elas criam vínculos com as escolas e as ações, se envolvendo no processo de mobilização da sociedade para a melhoria da educação, como a participação nos encontros e discussões que são promovidos nos projetos do programa. "Por isso a idéia da criação de uma rede social em prol da educação de jovens e adultos", destaca Santiago.

Na opinião de Nelmara, essa grande mobilização procura ainda trazer o tema novamente à pauta de discussões da sociedade brasileira, já que parecia estar sendo esquecido. "A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. E todos têm um papel importante neste processo, pois este não é um problema do outro, mas sim nosso. Afinal, o futuro de todos depende disso", complementa a gerente.

As consultoras serão responsáveis ainda por preencher e encaminhar para a Natura um documento a respeito da efetivação das matrículas que acompanhar, assinado pela diretoria da escola. Com isso, o programa poderá monitorar as ações, obtendo informações sobre o número de alunos matriculados por meio do Crer para Ver, além das escolas participantes e a distribuição regional. Uma fase piloto do projeto foi realizada em julho nas cidades de Cajamar, Ribeirão Preto e também em Goiás.

Andréia Andorra, promotora há 6 anos da Natura em São Paulo e coordenadora de 550 consultoras, conta que foi uma grande surpresa e novidade essa nova atuação do Crer para Ver, e que todas estão muito dispostas a colaborar. A promotora já mobilizou sua equipe e, no próximo encontro, no final do mês, irá entregar outros materiais da campanha, como as fichas de matrícula. "Acho que terá uma adesão muito grande das consultoras porque lidamos com muitas pessoas nas comunidades que pararam de estudar. Além disso, muitas delas são profissionais que atuam com Educação, mas não sabiam da existência da EJA. Acredito que até elas mesmas, que não completaram seus estudos, irão querer voltar para a escola", destaca.

Com o objetivo de fazer um mapeamento do que já está sendo desenvolvido no país com qualidade a respeito da Educação de Jovens e Adultos, e buscando reconhecer as boas iniciativas, a Natura Cosméticos lançou o Prêmio Crer para Ver – Inovando o EJA, em parceria com o Ministério da Educação.

Poderão participar do concurso projetos de professores da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, desenvolvidos em escolas municipais ou estaduais, urbanas ou rurais; e projetos de Escolas para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental da rede municipal ou estadual. Serão premiados cinco projetos na categoria Professor, sendo que o prêmio será um pacote de turismo cultural/histórico com direito à acompanhante; e outros cinco na categoria Escola, sendo um de cada região do país. O prêmio para esta categoria será o repasse de recursos no valor de até R$ 10.000,00 para investimento no aprimoramento ou ampliação do projeto premiado.

As propostas encaminhadas deverão estar em andamento a pelo menos um ano. Durante o processo de avaliação, serão analisados aspectos como instalação e equipamentos, convívio, gestão e projeto pedagógico, no caso da categoria Escola. Os projetos deverão ainda mostrar consistência entre objetivos propostos e estratégias no que diz respeito à avaliação, disseminação, resultados e inovação.

Celso Santiago destaca que o prêmio pretende ainda incentivar outras escolas a desenvolverem um olhar diferenciado para a EJA e se utilizem destas experiências bem sucedidas. Com esse levantamento, a idéia é colocar à disposição dos gestores públicos as metodologias utilizadas a fim de gerar ações efetivas nesta área. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2005 (www.fundabrinq.org.br/crerparaver) e a premiação será anunciada no segundo semestre daquele ano.

Apoio a projetos
Outra área de atuação do Programa Crer para Ver - EJA será no apoio a projetos de formação de professores de EJA orçados em até R$ 120 mil. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de outubro. Poderão participar do processo de seleção os projetos de organizações não-governamentais, dentre elas as associações de pais e mestres, os conselhos escolares e outras instâncias de colegiados, que proponham ações dirigidas a professores de cursos da EJA de escolas públicas, com carga horária mínima de 80 horas de atividade presencial com os professores.

As propostas devem estar articuladas com as secretarias de educação e envolver um conjunto de escolas, toda a rede municipal e/ou estadual ou um conjunto de municípios de uma determinada região. É importante ainda que os projetos tenham capacidade para dar continuidade às ações depois de terminado o financiamento, e apresentem contrapartida do custo total das atividades.

Terão destaque os projetos de formação continuada que estimulem os professores a refletir sobre suas práticas educativas e lhes proporcionem o acesso a novas concepções pedagógicas. É importante que essas práticas tragam significado ao universo dos jovens, proporcionando o acesso ao conhecimento existente na comunidade e ao conhecimento universal, além de possibilitar ao aluno o exercício do fazer, do experimentar e do trabalho em equipe. Os interessados em participar deverão preencher todos os formulários disponíveis no site do programa

Educação de qualidade
As ações do Crer Para Ver, que visam melhorar a qualidade do ensino público, também continuam. Atualmente, o programa apóia projetos na Chapada Diamantina, para a formação de professores de alfabetização; em São Paulo, com cinema e vídeo em sala de aula; na rede de educação infantil e ensino fundamental – somente até a 4ª série, do Rio de Janeiro, a fim de diminuir as diferenças existentes na metodologia da passagem da educação infantil para a 1ª série; e também no Acre, com o projeto Escolas Indígenas da Floresta, desenvolvido desde 2003, e realizado pela Comissão Pró-Índio do Estado, para a formação de professores indígenas bilíngües.

Nelmara Arbex ressalta que todos estes projetos têm o perfil de multiplicadores e são desenvolvidos em diversas etapas, diferentemente do que ocorria no início do Crer para Ver, em que o programa somente apoiava pequenos projetos, por um período de apenas um ano.

Programa Crer Para Ver
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
Endereço: rua Lisboa, nº 224, São Paulo
Site: www.fundabrinq.org.br/crerparaver
E-mail: pcpv@fundabrinq.org.br
Central de Atendimento Crer para Ver: 0800-7030444

DANIELE PRÓSPERO
do site Setor3

 
 
 

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