HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

pernambuco
26/08/2004

Jovens reivindicam políticas públicas de assistência e prevenção

A cada 14 segundos um jovem é infectado com o vírus da Aids no mundo. Se jovens estão sendo vítimas da doença, eles mesmos estão se articulando para discutir e reivindicar políticas públicas de assistência e prevenção. Com esse intuito, os integrantes da rede Sou de Atitude e da Articulação Jovem Pela Vida se uniram para fortalecer o movimento. Numa agenda de atividades que se inicia esta semana, os grupos juvenis se uniram às mobilizações da Articulação Aids em Pernambuco e pretendem chamar a atenção do poder público e da sociedade civil em geral para a realidade das políticas públicas nessa área.

A programação se inicia no dia 26 de agosto com a entrega de um diagnóstico da realidade local ao Ministério Público e segue até o dia 1 de setembro com a participação de jovens nos congressos de DST/AIDS, que ocorrerão no Recife, a partir do dia 29.

O diagnóstico da realidade, realizado pelos grupos juvenis, contém o retrato do atendimento a jovens em postos de saúde de cinco municípios da Região Metropolitana do Recife, além de depoimentos dos atendidos nesses locais. Essas informações estarão ajudando a compor um documento final, compilado pela Articulação Aids em Pernambuco, a ser entregue ao Ministério Público. O crescimento da participação de jovens no monitoramento de políticas públicas nacionais vêm sendo fomentado por organizações não-governamentais e incrementado a partir de intercâmbio entre os próprios jovens.

Um desses encontros, que envolverá a Articulação Jovem pela Vida, os representantes da rede nacional Sou de Atitude e do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), além da organização internacional Save the Children, ocorrerá no dia 28 de agosto, das 9h às 18h, no Memorial de Medicina, no Derby. Os jovens discutirão as metodologias de monitoramento de políticas públicas com foco em HIV/AIDS.

Serviço
HIV/Aids em pauta - Jovens se articulam em Pernambuco
Data: 28 de agosto, das 9 às 18h
Local: Memorial de Medicina - Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby – Recife – PE



As informações são da Agência de Notícias dos Direitos da Infância.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
25/08/2004 Atendimento oftalmológico gratuito melhora desempenho de estudantes
25/08/2004
Menino faz poesia da realidade
24/08/2004
Moradores de favelas investem em hortas particulares
24/08/2004
Rede C&A investe US$ 38 milhões em empreitadas sociais
24/08/2004 Campanha defende a infância
23/08/2004 Arte de construir instrumentos musicais se multiplica em favelas
23/08/2004
Consumidor consciente busca comércio solidário
20/08/2004
Jovens de favelas cariocas criam canal de TV ecológico
20/08/2004 Crianças ensinam como reciclar lixo à população de Mato Castelhano
20/08/2004 Projeto Horta Comunitária dá perspectiva a jovens