HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fazendo a diferença
31/08/2004

Prêmio estimula escrita e leitura em alunos da rede pública

Ana Paula Fonseca
Especial para o GD

Para incentivar e estimular o desenvolvimento de habilidades como escrita e leitura entre os estudantes de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental regular de escolas públicas de todo país, a Fundação Itaú Social lançou a segunda edição do "Prêmio Escrevendo o Futuro". A finalidade é contribuir para melhoria da qualidade do ensino, através da capacitação dos professores.

Para realizar essa ação, a entidade disponibiliza para todas escolas inscritas um kit de criação de textos. Ele é composto por três fascículos: de poesia, texto de opinião e de memória. O kit serve para orientar os professores para a realização das oficinas de escrita em sala de aula.

Nesta segunda edição, participam cerca de 25 mil professores, mais de um milhão de alunos e mais de 10 mil escolas. Na primeira edição do prêmio, em 2002, participaram cerca de 370 mil alunos e 8 mil professores, dos 27 estados brasileiros.

O tema agora é "O lugar onde vivo". Os estudantes deverão abordar o tema nos três gêneros: poesia "Poetas da Escolas", texto de opinião "Pontos de vista" e memória "Se bem me lembro". Os textos deverão estar relacionados ao lugar onde vive a criança, retratando seu cotidiano, as pessoas, lugares e histórias que se entrelaçam.

A proposta do projeto é premiar a todos, escolas, alunos e também professores. Os alunos vencedores receberão bolsa de estudos para ingressar no ensino superior. Já os professores ganharão bolsas para custeio de cursos extracurriculares. E a escola receberá apoio na criação ou ampliação de suas bibliotecas.

"A Fundação Itaú tem como meta a educação para todos, pois hoje existem muitas crianças matriculadas nas escolas e a finalidade é que elas continuem estudando porém com uma qualidade de ensino melhor. Por esse motivo, estamos realizando melhorias nas escolas, através de capacitação dos professores", conta Ana Beatriz Patrício, superintendente da Fundação Itaú Social.

O prêmio conta com a colaboração do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Coned), Canal Futura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a coordenação técnica do Centro de Estudos e pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
31/08/2004 Voluntários orientam coleta do lixo urbano
30/08/2004
Sala 5 levaformação e geração de renda a adolescentes de São Paulo
30/08/2004 ONG usa aulas de tênis nas ruas como inclusão social
30/08/2004 Estacionamentos arrecadam fundos para combater o câncer infantil
27/08/2004 Fábrica de móveis mobiliza sociedade para projeto de reciclagem de lixo
27/08/2004 Associação Prato Cheio reúne jovens voluntários para combater a fome
27/08/2004
Novo projeto leva Justiça à população de baixa renda no Rio
26/08/2004
Jovens reivindicam políticas públicas de assistência e prevenção
26/08/2004
Oficinas de sensibilização familiar são alvos em projetos sociais